Imagem

Uma Princesa de Marte é o primeiro volume de uma saga chamada Barsoom escrita por Edgar Rice Burroughs e que começou a ser publicado em 1917. É um clássico do gênero das pulp fictions. Como a maioria das histórias desse tipo, é um grande épico de ação envolvendo um homem que se vê retirado de seu mundo e sendo jogado em um mundo estranho repleto de perigos. 

A premissa básica de Uma Princesa de Marte é a sobrevivência em um mundo estranho usando nada mais do que punhos e coragem. Ou seja, duas características principais de um western. E nisso, Uma Princesa de Marte tem muito. 

Além de ser um pulp, Edgar Rice Burroughs escreveu uma power fantasy. Trata-se de um estilo literário em que o leitor pode se identificar com alguma personagem em particular. Este personagem é capaz de resolver todos os tipos de problemas. No caso de John Carter, trata-se de uma power fantasy em que o protagonista busca redenção, procura compensar os erros de seu passado. Isso porque o protagonista se apresenta no início da obra como um antigo capitão do Exército Confederado. Ele era parte de um grupo que não foi bem-sucedido em uma operação importante durante a guerra. Mas, em Marte, ele é diferente: possui um código, tem honra, bondade, cavalheirismo. Por causa da baixa gravidade em Marte, ele pode saltar a grandes alturas. A ciência lhe fornece grande força, destreza e agilidade. Ele usa isso para ser capaz de se manter fiel aos ideais os quais ele não foi capaz de seguir no passado. 

Mas, se analisarmos mais profundamente a história que guia John Carter veremos que Uma Princesa de Marte não é apenas uma power fantasy ou uma viagem de aventura pelo estranho mundo de Barsoom. É uma história de redenção: a redenção de um homem que falhou durante a Guerra Civil e agora tinha uma segunda chance para realizar feitos extraordinários. Este é um mote que atrai muitos americanos que foram afetados direta ou indiretamente pela Guerra Civil, portanto tinha um grande apelo popular. Estes americanos buscam um novo ideal pelo que lutar. A power fantasy de Uma Princesa de Marte é uma power fantasy americana. Não é estranho a história ter se tornado popular, principalmente para aqueles que não podiam bancar uma formação superior. 

Anúncios